top of page

Aumente sua produtividade no trabalho ou estudo remoto.

Atualizado: 11 de fev. de 2022

"De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Gestores de Documentos (ABGD) e publicada pela Revista Exame, os gestores perdem em média quatro semanas por ano procurando informações. Já os colaboradores gastam duas horas diárias tentando encontrar documentos perdidos entre os setores da empresa. Como se isso não bastasse, o estudo apontou uma falha grave da falta de organização: a cada doze segundos um documento é perdido nas organizações.” Tadeu Motta


Essa informação acima comprova nossa necessidade de travar parceria com a organização documental e isso inclui o arquivismo, pois só assim facilitaremos a localização de objetos e documentos; teremos clareza do nosso tempo e dos benefícios ganhos, como: fluidez, harmonia, produtividade e consequentemente qualidade no nosso trabalho e em nossas vidas.

Com certeza, isso é possível para qualquer pessoa e é facilmente conseguido com uma rotina bem definida, basta querer e começar.

Chega de baixa produtividade, ambiente de trabalho ou estudo bagunçado e uma vida estressada e desmotivada.

Para se ter um espaço harmonioso e com processos fluindo, carecemos ter sempre à vista e acessível todo nosso acervo, documentos e contas, quer sejam pessoais ou profissionais; bem como, planejar as atividades diárias e metas de onde pretendemos chegar. Este último ponto, será pauta de um outro blog.


Sabemos que locais desorganizados geram estresse, porque possuem grande quantidade de informação acumulada, que confunde e cansa o cérebro. Consequentemente, um lar ou escritório bagunçados, atrapalham a prosperidade financeira, que é fruto de muito trabalho e o tempo nele aplicado.


Reflita sobre os excessos de coisas e eventos; lembre-se menos é mais! Sendo assim, não utilize seu trabalho ou seu lar como espaço de acumulação. Liberte-se da sensação de viver em um depósito, viva e trabalhe num ambiente harmonioso, aconchegante e que lhe transmita paz!



Organizar seu home office, ou sua mesa no trabalho, ou seu cantinho de estudos é uma forma de agradecimento pelo que eles te dão em troca: realização pessoal, provimentos, profissionalismo e aprendizagem.

Atenção com seu espaço de estudo ou trabalho, ele precisa ter sua cara, estar limpo, ter ordem e gerar satisfação.


Quando optamos por trabalhar em home office, temos muitas vantagens, podemos definir nossos próprios horários, métodos e critérios; temos a chance de entregar nosso melhor em cada projeto, trabalhamos com foco total e sem interferências externas; conseguimos controlar e até reduz custos; e temos a probabilidade de aumentar nossos rendimentos; só carecemos zelar pela organização e disciplina necessárias.


“O segredo não é priorizar o que está na sua agenda, e sim agendar as suas prioridades.” Stephen Covey


Alguns zelos para dar funcionalidade ao trabalho/estudo remoto ou na sua residência, são: evitar interferências e distrações externas; ter o local organizado, limpo e tranquilo; com boas condições, como: espaço físico adequado, bons equipamentos, internet de qualidade, backups e principalmente, uma rotina de trabalho/estudo com horários bem definidos e dar conhecimento desses horários às demais pessoas do seu convívio.


Sugiro, que periodicamente, energize esses espaços e leve positividades para as papeladas, por exemplo: ordene seus documentos e contas; para tal, fixe uma data anual para essa missão - que tal, o fim de ano, ou o início do novo ano, ou seu aniversário?

Nesse período, faça uma “faxina”, jogue fora: revistas, panfletos, convites antigos e agendas velhas; exames médicos de anos anteriores; recibos sem validade; garantias vencidas de produtos e principalmente, contas pagas do ano anterior, que devem ser substituídas pela Declaração de Quitação Anual de Débitos de cada serviço.



Uma dica de ouro é: diariamente, tire um tempinho, de cinco a dez minutos, pode ser no início ou fim do dia, para colocar de volta aos seus devidos lugares, tudo o que foi utilizado naquele dia; isso é simples, rápido e manterá a ordem no ambiente.


Caso essa seja sua primeira vez, sumindo com a bagunça:


Primeiro, remova o supérfluo - descarte tudo sem utilidade, coisas quebradas ou vencidas, doe ou recicle o que puder;

Em seguida, para os itens úteis, crie categorias - agrupe os similares (crie famílias);

Continue e acomode cada grupo em um lugar acessível – utilize produtos organizadores (crie casas para as famílias);

Finalize com a identificação de tudo (dê endereço às casas);

Depois é só manter esse processo com o hábito saudável, que ensinamos no parágrafo anterior.


Gostou das ideias, dicas e soluções? É interessante reafirmar a importância da organização em nossas vidas. Caso falte em você habilidade ou tempo para tal missão; existem profissionais certificados e gabaritados que ajudam a sumir com a bagunça dos ambientes, mobiliários e acervos do seu lar ou empresa.

Falo do meu trabalho, sou Personal Organizer, uma organizadora profissional que penso com você, de forma personalizada, soluções e sistemas para deixar seu dia a dia funcional e harmonioso; assim sobrará mais tempo para aproveitar o seu real propósito de vida!


Imagens: Freepik

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page