top of page
adrianacastroorgan

Dobrar ou Pendurar: Eis a questão!

Atualizado: 22 de set. de 2020

Na hora de pôr ordem nos armários, sempre pinta a dúvida: o que dobrar e o que pendurar? A boa notícia é que não é questão de certo ou errado. O que vai ditar a regra são suas mobílias e espaços. Então é imprescindível ter em mãos as medidas internas corretas (largura, altura e profundidade) dos seus armários, quer sejam nichos, gavetas ou prateleiras, para fazer uma organização e aquisições corretas.

Começaremos falando dos tipos de espaços. Caso você tenha um closet repleto de varões e quer tudo à vista. Pendurar é solução!

Mas as dúvidas não acabam aqui. Multiplicam-se. Agora é, que cabide usar? E para isso, o tamanho do espaço e os tipos das roupas vão dizem qual cabide será mais adequado.

Teve um tempo que eu não ligava muito para a ordem das minhas roupas, que ficavam penduradas. Até que um dia observei que meus cabides pareciam um mosaico, eram de muitas cores, de vários tamanhos e modelos, algo feio de se ver.

Então vi numa fotografia, um closet pequeno como o meu, porém lindo! Tipo, de capa de revista; aí caiu a minha “ficha”: bingo! Troquei todos os meus cabides e comprovei que quando padronizamos nossos cabides, o armário fica muito mais bonito e com isso também se multiplicam os espaços nos varões! Fiz opção pelo cabide “queridinho” de veludo, que é ultrafino e tudo ficou mais “folgadinho” e muito bonito!

Valem a pena algumas informações adicionais sobre cabides: sempre que for organizar um guarda-roupas, sempre inicie pela padronização dos cabides, além da harmonia estética, ficará mais funcional.

Os cabides de madeira possuem maior durabilidade e sustentam melhor as peças mais pesadas, porém ocupam mais espaço.

Caso falte espaço, adquira cabides fininhos, como: aramados, aveludados ou emborrachados; com o detalhe que esses dois últimos, evitam a roupa escorregar, são ótimos para roupas de alças.

Para os paletós opte por cabides com ombreiras; existem modelos que permitem o uso de acessórios para encaixe, com essa finalidade. Já, para saias, shorts e bermudas, opte por cabides com prendedores/presilhas, que como os anteriores, também possuem modelos que aceitam acessórios para prender as peças, com venda avulsa.

Além desses acima citados, o mercado oferece cabides para: lenços, gravatas, cintos e bijuterias. Outro item que vai facilitar sua organização com cabides, são os separadores de cabides, que são usados entre grupos de cabides e servem para identificar seu acervo.

Caso sua realidade seja: cômoda, gavetas, nichos e/ou prateleiras, dobrar será sua escolha. Existem técnicas para essa modalidade de armazenamento de roupas, como vemos em lojas, por exemplo.

A ideia essencial da dobra é a padronização, isso quer dizer que todas as peças precisam ficar do mesmo tamanho. Uma ferramenta usada por nós, Personais Organizers, para padronizar as dobras, é o gabarito de dobras. Mas, na inexistência desses, pode-se usar formas de papelões, revistas ou livros; com tanto que tudo fique do mesmo tamanho. A próxima ação é acomodar as peças dobradas em fileiras, um item atrás do outro; ou em pilhas, com efeito dominó ou cascata.

Para o ato de dobrar, os produtos organizadores vão facilitar o acesso e a manutenção da organização. Utilize caixas e cestos que farão, perfeitamente, o papel de gavetas e darão além da visibilidade; praticidade e funcionalidade para seu dia a dia.

Existem caixas e cestas com alças e/ou tampas, de vários tamanhos, cores e materiais (acrílico, plástico, papelão, tecido, vime/palha, aramado etc).

Você ouviu falar em colmeias organizadoras? São divisórias abertas, que ganharam esse nome por lembrar as colmeias das abelhas, que servem para guardar mel. E por esse ângulo de comparação, as colmeias organizadoras são melhores, pois nelas podemos guardar uma variedade de coisas, desde: panos de prato, guardanapos, peças íntimas, roupas em geral, acessórios e até sapatilhas. De fato, elas são versáteis, transitam em muitos ambientes e são confeccionadas em vários materiais: tnt, plástico, acrílico, papelão e outros. Já os packs, são organizadores da família das colmeias, porém fechados com zíper e possuem visor de plástico transparente. Existem packs no formato de envelopes ou de grandes pacotes com alturas variadas.

Mas, voltando para nossa questão inicial, o que, de fato, dá para dobrar ou pendurar?

Existe lógica nas duas ações. O que é levado em consideração, é a capacidade de amassar dos tecidos. Então, digo que pendurem: as roupas que amassam facilmente, tipo: vestidos de seda ou cetim, camisas de linho, peças de alfaiataria, calças sociais, peças de couro, casacos, paletós ou blazers, enfim roupas mais delicadas, sofisticadas e finas. Já as peças que não amassam tanto, podem ser dobradas, tipo: peças jeans, camisetas, malhas, leggings, peças tricô ou crochê, peças íntimas (calcinhas, sutiãs, cuecas etc) roupas de dormir, meias, moda praia (maiôs, biquínis, sungas, cangas etc), lenços e echarpes, dentre outros. Lembro por fim, toda rouparia: cama, mesa e banho, que devem ser dobradas e guardadas no mesmo espaço, com dobras padronizadas. E a última dica é: guarde os conjuntos, sempre juntos; essa regra vale para tudo.



Imagens: Autorais

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page