top of page

Medicamentos organizados, é um santo remédio!

Vamos organizar, em 04 passos?

1. Agrupamento:

Inicie a organização dos medicamentos ou suplementos, separando por categorias: antitérmicos, anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, vitaminas, etc.


Assim ficará mais fácil de encontrar o que você precisa, sem precisar verificar todas as bulas. Caso exista algum remédio de uso exclusivo de uma pessoa da família, coloque o nome no frasco ou na caixa. Se alguém toma muitos medicamentos e/ou suplementos, estes podem ser organizados à parte. É importante também, agrupar os itens de primeiros socorros como: algodão, esparadrapo, termômetro, luvas descartáveis, curativo, entre outros.

2. Armazenamento: Cada grupo de remédios ou vitaminas devem ser guardados em locais próprios, como caixas com identificação ou a cruz vermelha ou cestas com ventilação.

Evite a umidade, a luz e o calor em excesso podem danificar as propriedades dos medicamentos; guarde em local com a temperatura entre 15°C e 30°C; evite banheiros para não mofar.

Para manter os remédios organizados, separe as doses diárias em organizadores próprios. E caso precise multiplicar espaços, as drágeas e comprimidos, podem ser guardados em sacos ziplog, por categorias, porém com as devidas bulas e principalmente com as datas de validade. Algum medicamento que precise de refrigeração, não o guarde na porta da geladeira ou próximo do congelador.

3. Acesso: Mantenha os seus remédios longe do alcance das crianças, em locais altos e secos. O inverso deve acontecer para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, o acesso deve ser facilitado e a organização dos medicamentos utilizados deve acontecer com mais frequência e em prateleiras mais baixas.


Atenção com insetos ou pragas para não contaminar os medicamentos,mantenha tudo sempre bem organizado e limpo.

Anote nas caixas, a temporalidade das doses; uma maneira simples de lembrar é programar os alarmes do celular. Os em usos atuais, deixe-os à vista e os estoques bem armazenados.

4. Manutenção:

A maioria dos remédios dura pouco mais de um ano, portanto é essencial conferir o seu estoque, para atualizá-lo e jogar fora os que estão vencidos.

Para facilitar esse trabalho, mantenha cada medicamento em sua embalagem original.


Periodicamente, dê uma geral nos medicamentos e descarte os vencidos:


Os remédios líquidos podem ser descarregados nos vasos sanitários e os sólidos podem ser esfarelados e jogados ao lixo. O descarte incorreto representa um risco grave à saúde pública e ao meio ambiente. Siga corretamente as instruções médicas, não acumule ou pule doses e, muito menos, suspenda o uso sem orientação médica.

Atenção: uma prática perigosa é a automedicação, principalmente em situações em que já se toma outros medicamentos.

Depois dessas ideias, dicas e soluções de como pôr ordem nos remédios e suplementos, é interessante reafirmar a importância da organização em nossas vidas. Caso falte em você habilidade ou tempo para esta missão; existem profissionais certificados e gabaritados que ajudam a sumir com a bagunça dos ambientes, mobiliários e acervos do seu lar ou empresa.

Falo do meu trabalho, sou Personal Organizer, uma organizadora profissional que penso com você, de forma personalizada, soluções e sistemas para deixar seu cotidiano funcional e harmonioso; assim sobrará mais tempo para aproveitar o real propósito do seu viver!

Imagens 1 e 2: Freepik, 3 e 4: A.D.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page