Antes, pensemos: na sua região, o lixo é recolhido em dias fixos?
Isso significa que, você terá que armazenar seu lixo adequadamente, para realizar o descarte, nesses dias.
Que horas você rega as plantas?
Que dia seu pet toma banho?
Suas cortinas são lavadas, de quanto em quanto tempo?
É exatamente para lembrar tudo, ter praticidade e ainda sobrar tempo para você; que é tão importante a Organização das Rotinas.
“Não é a falta de tempo que nos persegue, é a falta de organização.”
Tuca Neves
A proposta deste blog é facilitar o cotidiano das Donas ou Donos de Casa, que tem as tarefas do lar como atividades únicas e também para as pessoas que possuem jornadas duplas ou triplas e passam um ou dois turnos do dia, trabalhando fora.
As atividades aqui sugeridas, serão planejadas dentro da sua realidade e poderão transitar entre os turnos ou dias, de acordo com seus afazeres diários.
Lembrando que, as demais pessoas da casa devem participar desse momento e que as tarefas devem ser divididas com as mesmas, dentro do grau de condições de cada uma.
Importante é que você contemple toda rotina doméstica a ser realizada, nos turnos que estão em casa, combinado?
Vamos lá, mão à obra!
1) Divida seu lar, pela proporcionalidade das tarefas, em 5 partes; essas partes serão assistidas em cada dia da semana, de segunda a sexta, no turno que for mais conveniente. Exemplo: 1-cozinha, 2-quarto casal, 3-salas, 4-quarto filhos e 5-banheiros.
2) Relacione todas as tarefas do seu lar, realizadas semanalmente (faça uma relação, com cada atividade embaixo uma da outra). Atenção: pense nas tarefas que precisam ser realizadas, em cada ambiente existente; para não esquecer nada.
Lembre ainda da: lavanderia e passadoria, plantas/jardim, animais, compras etc.
3) Agora, na frente de cada tarefa relacionada, coloque o turno em que a mesma será realizada (manhã, tarde ou noite) e em seguida, quem será o responsável por realizar cada uma.
4) Em outro papel, distribua essas atividades (com seus responsáveis) em cada dia da semana, por turnos.
Exemplo:
Segunda-feira pela manhã – retirar o lixo (marido); lavar roupas das camas e banho (eu);
Segunda-feira à tarde – faxinar as salas(eu); manter a limpeza no banheiro (filha);
Segunda-feira à noite – Regar as plantas (filha); passear com cachorro (filho).
5) Reúna os envolvidos e feche os acordos; todos devem estar cientes de suas responsabilidades e temporalidade das mesmas.
6) Finalize o cronograma e publique em local visível a todos. Dar visibilidade, motiva o cérebro.
| Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
Manhã | | | | | |
Tarde | | | | | |
Noite | | | | | |
Lembre-se que, diariamente, existem pequenas ações que precisam ser realizadas: deixar a pia em ordem, manter o banheiro cheiroso, fazer a cama pela manhã e ao fim do dia recolher os objetos usados para seus locais de origem.
“Tome cuidado com uma vida ocupada demais.” Sócrates
Deixe o sábado para tarefas esporádicas e os domingos e feriados para você e a família.
As atividades esporádicas são realizadas trimestral ou semestralmente, como: higienizar colchões e travesseiros; lavar cortinas e tapetes; limpar portas, janelas, ferragens do banheiro, lustres, geladeira, freezer, fornos, máquina de lavar, condicionadores de ar e ventiladores etc.
Você sabia que: faxinar, limpar e manter são coisas diferentes? Este será assunto para outro blog.
Depois desse passo a passo, com algumas ideias, dicas e soluções, é interessante reafirmar a importância da organização em nossas vidas. Caso falte em você habilidade ou tempo para esta missão; existem profissionais certificados e gabaritados que ajudam a sumir com a bagunça dos ambientes, mobiliários e acervos do seu lar ou empresa.
Falo do meu trabalho, sou Personal Organizer, uma organizadora profissional que penso com você, de forma personalizada, soluções e sistemas para deixar seu cotidiano funcional e harmonioso; assim sobrará mais tempo para aproveitar o real propósito do seu viver!
Imagens Freepik
Comments