top of page

Parceiro Maravilhoso: Com que produto organizador eu vou?

Sabemos que um espaço organizado faz toda diferença na vida da gente; mas o uso de organizadores é outro nível, é a concretização do sonho, ou melhor, das sistemáticas pensadas para ela. Esses produtos são superparceiros na organização dos mobiliários e ambientes.

O primeiro cuidado para acertar na sua organização é a necessidade de ter as medidas internas do local onde vai usá-los (largura, altura e profundidade) para que se encaixem perfeitamente no local planejado.

De antemão, informo que os produtos aqui citados são facilmente encontradas em lojas de utilidades do lar, sejam elas físicas ou virtuais.


ARAMADOS:

Os aramados, como o próprio nome diz, são peças de arame, alumínio, ferro ou inox que além de estilosos tornam os ambientes sofisticados, funcionais e organizados. São grandes parceiros na verticalização dos espaços.

Esses utensílios desempenham as funções de acomodar, setorizar e expor, com a valorização da visibilidade e a facilitação da sobreposição do acervo, multiplicando os espaços. Existem cestas aramadas; suportes para guardar as utilidades do lar; bem como peças aramadas que são prateleiras e gavetas móveis. Eles são fabricados de vários modelos, cores e tamanhos, para atender do estilo rústico ao contemporâneo.

CABIDES:

Na hora de pendurar roupas, você deve se perguntar: qual cabide é mais adequado?

Não é questão de certo ou errado, trata-se de gosto, do espaço físico e do poder aquisitivo.

Uma curiosidade da nossa profissão, é que nós iniciamos uma organização de closets ou guarda-roupas pelos cabides. A padronização deles, além da harmonia estética, traz funcionalidade e otimização dos espaços, podendo ampliá-los quando se utiliza os ultrafinos, tipo: aramados, emborrachados, ou aveludados. Esses dois últimos evitam que as roupas finas ou de alças escorreguem. Já, os cabides largos de madeira tem maior durabilidade e aguentam peças mais pesadas. Para paletós existem os com ombreiras e para saias, shorts e bermudas há os com prendedores/presilhas. O mercado oferece cabides próprios para lenços, gravatas, cintos e bijuterias.

Imagem: Freepink

CAIXAS & CESTOS:

Outro organizador que você pode usar e abusar na organização são as caixas e cestos. Eles setorizam melhor os espaços, trazem praticidade, além de embelezá-los!

Existe uma variedade imensa de caixas e cestos, com ou sem tampa ou alças; quanto ao material: são de acrílico, palha, vime, plástico, papelão e outros; quanto às cores: vão desde a transparência, que deixa tudo mais clean, até as mais variadas cores; sem esquecer os múltiplos tamanhos, formas e as feitas sob medida.

Na hora de adquirir suas caixas e cestos, é importante considerar a boa utilização dos espaços, sem desperdícios, com maior adequação, por isso use peças quadradas ou retangulares, visto que os mobiliários, gavetas e prateleiras são do mesmo formato.

Imagem: Paramount Plasticos

COLMEIAS:

Você já ouviu falar em Colmeias Organizadoras? São organizadores abertos de gavetas ou prateleiras, que ganharam esse nome por lembrar a colmeia de abelhas, que serve para guardar mel. Por esse ângulo de comparação as colmeias organizadoras são melhores, pois nelas podemos guardar uma variedade de coisas.

Elas são superversáteis, transitam bem em todos os ambientes e dão total visibilidade e acessibilidade ao acervo. Elas acomodam bem: peças de roupas em geral, acessórios e calçados, e são fabricados em vários materiais: tnt, plástico, acrílico, papelão etc.

Imagem: Google A.D.

GANCHOS & BARRAS MAGNÉTICAS:

São bastante usados nas rodabancas, paredes e portas dos armários, para verticalizar os espaços. Eles podem ser fixos ou móveis, individuais ou coletivos, adesivados ou parafusados. As barras podem ser compostas com ganchos ou ímãs magnéticos. Esses organizadores são maravilhosos para acomodar utensílios e manter livre as superfícies dos balcões, tampos e mesas.

Imagem: Autoral

PACKS & ENVELOPES:

São organizadores fabricados em plástico ou tnt e com a combinação dos dois materiais. O tnt permite a circulação do ar, evitando formação de odores e mofo no acervo e a transparência do plástico dará a visibilidade para acessar as peças nelas guardadas.

Os packs e envelopes são de multiuso e transitam em todos os cômodos do lar; são ótimos para setorizar e acomodar os acervos em locais mais altos dos armários, ou no box das camas; bem como conservar peças de prata ou louças de uso pontual e é muito utilizado para organizar malas de viagem.

Imagem: Autoral

POTES HERMÉTICOS:

São utilizados para guardar os mantimentos em uso. O mais importante nesse produto é o nível de pressão das tampas para plena vedação, consequentemente, a conservação dos alimentos e a segurança alimentar, visto que esses potes evitam a proliferação de mofos e insetos. Faz-se necessário considerar a transparência desses recipientes para ter visibilidade, a fim de identificar o produto nele depositado e a sua quantidade. Outro ponto de atenção, é o formato, os potes quadrados ou retangulares aproveitam melhor os espaços; e por fim, lembro os potes empilháveis, que se encaixam e verticalizam o armazenamento.

Imagem: Home safe home

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page