top of page

Produtividade: Chega de cansaço, organize suas rotinas!

Atualizado: 22 de set. de 2020


Se você anda com a mente bem cansada, desanimado/a, desmotivado/a, acredito que seus espaços devem estar em desordem. A bagunça interfere bastante, até nos nossos relacionamentos. Acredite, “a organização não é modismo, é questão de saúde física e mental!”

Então como manter a ordem e ter o controle das rotinas sem adoecer?

Inicialmente, faça uma análise das suas atuais rotinas: em casa, no trabalho e nos estudos. O que funciona? O que atrapalha sua produtividade? Perceba que manter as rotinas ruins não valerá a pena, não persista nelas.

É preciso mudar o que não está fazendo bem, mudar os hábitos ruins. Reavalie seus valores, hábitos e projetos pessoais e profissionais. Esse processo é simples. Mas, o importante é você querer e, em seguida começar. Vamos trabalhar nossa mente ao nosso favor, ela é extremamente poderosa!

Na prática, comece pelo acordar: arrume sua cama, isso dará a sensação de uma tarefa tão simples concluída e motivará sua mente.

Abra janelas e portas para luz entrar, deixe o ambiente arejar, trocar o ar é energizante!

Partimos para as tarefas diárias: pense suas atividades e distribuía pelas horas do dia. É importante ter um “cantinho” para tal (uma mesa com tudo vai precisar), deixe esse recanto aconchegante e com “toques” para deixar sua cara, isso é um mimo ou elogio ao seu trabalho ou estudo!

Para dinamizar a mente, vista-se para trabalhar ou estudar, perfume-se, ou escute música, isso aumentará sua produtividade!

Você tem dificuldades de seguir com as atividades planejadas?

É importante diferenciar o que é urgente de importante; bem como diferenciar tarefas de compromissos e é imprescindível considerar o tempo real das atividades. Lembre-se dos detalhes do seu dia a dia, no lar e no trabalho/estudo e para um ótimo planejamento considere também margens para imprevistos.

Aprenda a priorizar suas tarefas, para não deixar coisas importantes sem fazer.

Primeiro faça o que é importante e urgente, tudo que não pode esperar. O prazo aqui é, imediato, tipo: uma entrevista de trabalho ou atender um cliente;

Em seguida priorize o que for importante, porém não tão urgente. Tudo que pode ser programado ou agendado, tipo: consultas médicas ou academia;

Agora veja tudo que não é tão importante, porém urgente. São tarefas que você pode delegar para alguém fazer, tipo: levar o pet para o banho ou faxinar a casa;

E por fim, tudo que não for nem importante e nem urgente. Podem ser eliminados e ficar fora da agenda, tipo: ver TV ou ações sem propósito.

Lembre-se que você pode: Priorizar, Delegar, Agendar e Eliminar; esse é o processo de priorização das atividades.

Você não sabe por onde começar? Parece clichê, mas é muito simples: Trace metas!

Metas para o ano, para o mês e para o dia; e preste contas ao fim do dia, diariamente. Bem como, ao final do mês e ao fim do ano. Você fez seu Planejamento para esse ano?

Para facilitar isso, tenha em mãos e à vista: calendários, cronogramas, agendas, para não perder horários, compromissos e negócios.

Existem várias ferramentas, quer sejam digitais ou manuais, que podem ser nossos parceiros, na hora de planejar, tipo: os planners ou planilhas. Neles conseguimos ver tudo programado e até cronometrado: seu dia, em horas, por turnos; sua semana, com cada dia, por turnos; seu mês inteiro, dia após dia e seu ano todo, mês a mês.

O mercado, hoje, oferece várias modelos: na Internet existem aplicativos e até prontos para imprimir; e há muitos modelos para venda, nas papelarias.

Lembro também a parceria com os “alertas” dos calendários e despertadores que a gente programa nos nossos telefones e relógios.

Nosso objetivo é criar rotinas bem reais para cada caso, respeitando os ritmos mais calmos ou acelerados.

Outra estratégia muito boa é elaborar checklists para lembrar o que precisa ter ou fazer. Anote tudo! Esse hábito é amigo do cérebro. Você pode usar blocos de anotação e caneta, mas pode ser em formato digital também.

Importante é manter tudo à vista, prático e acessível, isso conseguimos com planejamento e organização.

Lembre-se de acrescentar nas suas rotinas um tempo para você. Para sua saúde física, faça algum tipo de exercício e inclua atividades relaxantes: happy hour, livros, filmes, músicas, celebrações etc.

No fim de cada dia reserve cinco minutinhos e recolha tudo que saiu dos seus devidos lugares e coloque de volta aos seus lugares de origem. Esse simples hábito diário, de pequeníssimo tempo, vai manter a ordem e trazer paz! Teste: faça isso por três semanas, você nem vai sentir e o hábito será instalado.

Para dormir bem, ao deitar, avalie seu dia: que atividades você realizou? E pense o que quer fazer no dia seguinte, se puder ou quiser, anote. Isso dará a certeza de dever cumprido e o cérebro descansará melhor.

Tenha sempre pensamentos positivos, sonhos, planos e organização, para manter a vida leve!

Imagens: Freepik

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page