top of page

Transformando sua estante ou biblioteca, num piscar de olhos!


Se há algo que relutamos em organizar, certamente é uma estante de livros, LPs, CDs, DVDs e/ou Blu-Ray, não é verdade?

O que era um sonho, por vezes, vira um pesadelo com tanta bagunça.

A solução para essa questão é simples, porém é um processo e basta iniciar!

_Mas por onde começar mesmo?

Sugiro que siga o passo a passo a abaixo e não procrastine!

Primeira dica, anota aí: faça um pouco todo dia, não vale se cansar e desistir!


Para iniciar:

Acredito ser o passo mais importante, faça uma seleção do que permanecerá, fique somente com os títulos úteis, que trazem boas recordações e te fazem feliz!

Lembrando que, não se organiza excessos; é impossível fazer caber São Paulo, dentro do Rio de Janeiro, compreende?

Perceba que solução show, para desapegar de títulos bons:

Sempre que um exemplar, te lembrar alguém, dê de presente para essa pessoa. Não esqueça que desapegar, é dar um novo significado aos acervos estagnados, sem uso.

Existem quatro tipos de encaminhamentos, na hora do desapego: vender, doar, ressignificar e descartar.

Depois de concluir a seleção do que não vai ficar, estabeleça o prazo de até o próximo fim de semana, para retirar todo esse desapego do seu lar ou trabalho.


Próximo passo:

Agora, categorize seus exemplares, ou seja, agrupe, reúna os itens similares: pode ser por autores; por temas/disciplinas; por títulos e assim por diante... como melhor lhe convier.

Em seguida, cada grupo desse, pode ser colocado em ordem alfabética, isso demora um pouco, mas vale muito à pena!

Outra ideia bacana é, serem organizados utilizando uma Escala de Cores, esteticamente é a organização mais bela e ótima sugestão para acervos infantis; e enfileire os itens do maior para o menor, assim eles ficarão mais harmoniosos.


Na sequência:

Acomode seus exemplares nos lugares adequados, ao seu gosto; lembrando que os mais utilizados devem ficar à altura das mãos; sempre com todos à vista, não deixe nada escondido. O que não é visto, não é lembrado, não é usado!


Caso queira ou precise, existem organizadores/separadores para livros, dvds e afins. Esses produtos ajudam a identificar as categorias selecionadas e facilitam o retorno após o uso.


O último passo, porém, não menos importante: identifique tudo! Coloque etiquetas para cada grupo; em cada espaço da estante ou gaveta; assim, todos localizarão e retornarão os títulos rapidamente, para os devidos lugares.


_ Como identificar seus acervos bibliográficos e documentais?

Use sua criatividade, faça ou adquira etiquetas adesivas ou tags; podemos escrever de próprio punho, ou imprimir; mas também existem etiquetas prontinhas para vender.

Para fixar os rótulos em cada item, escolha um local da sua preferência no dorso do livro, dvd ou afins e sempre cole na mesma altura, gerando um padrão e deixando mais belo.

Outra forma de catalogação muito utilizada, é a numérica; que além de identificar, em códigos, seu catálogo bibliográfico, discotecário ou cinematográfico; dirá o quantitativo do seu acervo.


“Uma pessoa organizada é aquela que sabe tudo o que tem e onde estão, de forma a achá-las sem grande esforço.”

Helena Alkhas


Depois de algumas ideias, dicas e soluções, é interessante reafirmar a importância da organização em nossas vidas. Caso falte em você habilidade ou tempo para tal missão; existem profissionais certificados e gabaritados que ajudam a sumir com a bagunça dos ambientes, mobiliários e acervos do seu lar ou empresa.

Falo do meu trabalho, sou Personal Organizer, uma organizadora profissional que penso com você, de forma personalizada, soluções e sistemas para deixar seu cotidiano funcional e harmonioso; assim sobrará mais tempo para aproveitar o real propósito do seu viver!

Imagens: Freepik


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page