top of page

Desapego: Xô excessos, xô estresse, xô bagunça…

Atualizado: 31 de jan. de 2022


Sabia que na Bíblia, as escrituras sagradas, está escrito: “Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu(…) Tempo de guardar e tempo de jogar fora.” No livro de Eclesiastes, capítulo 3, versículos 1 e 6? E que Buda, em sua filosofia oriental, aconselhava: “Liberte-se do apego.”?

Pois bem, o hábito de acumular coisas existe desde que o mundo é mundo. O que muda tudo isso é nossa educação ou reeducação; precisamos criar hábitos sudáveis e nos organizar.

Locais desorganizados geram estresse, pois possuem grande quantidade de informação acumulada que confunde e cansa nosso cérebro. A bagunça gerada pela desordem, atrapalha, cansa, estressa e pode até virar doença.

A origem da bagunça é o excesso; uma casa bagunçada, atrapalha até sua prosperidade financeira. É preciso parar para fazer uma análise, principalmente se existir excessos de coisas: - O que realmente estou querendo preencher com esses acúmulos?

Precisamos fazer algumas perguntas sempre que formos guardar algo: - Para quê guardar? - Para quem? - Até quando? - Tenho espaço suficiente? O Leandro Karnal, nos alerta: “Não utilize a sua casa como espaço de acumulação. Não viva num depósito, viva num lar!”


Mas, por quê acumulamos coisas? É simples de entender, por três motivos: por traumas do passado, por apego emocional e sentimental. Por exemplo: guardamos itens de heranças, coisas que passaram de pais e mães para filhos e filhas, mas com utilidade zero.

Ou por medo do futuro, como ele é incerto, tememos o não conseguir mais. Por isso é que as pessoas idosas são tão acumuladoras.

De repente, temos excessos de coisas que não combinam mais com nosso atual estilo de vida; itens que nunca foram usados; peças quebradas e sem conserto; presentes que nunca saíram das embalagens, pois nada tem a ver com o presenteado; .

Ou por culpa das aquisições mal feitas, não resistimos à força do marketing e levamos para casa promessas de praticidade ou realizações de sonhos, que nunca serão usados; inclua aqui, as compras por impulso, ou peças com etiquetas e até fora de moda, que serão só mais um item sem utilidade alguma, que preencherá um espaço importante de um ambiente seu.

.

“A sua desorganização revela muito sobre a sua vida” e a Sasá Toledo está coberta de verdade quando fala isso. Então, chega de estresse, chega de bagunça, mude para melhor! E como “querer é poder”, diga com fé e força para si mesmo/a: - “Vou começar agora a destralhar e desapegar. - Quero ser feliz”!

Atenção! Desapegar não significa jogar fora, absolutamente. Você pode doar, vender ou reciclar; só irá para o lixo, o que de fato for inservível, totalmente sem utilidade para outras pessoas.

Você já imaginou, a alegria das pessoas, que por vezes estão até necessitadas, e que usarão peças suas novas ou seminovas? Ou a felicidade de quem te deu presente de itens sem uso, energia estagnada no seu lar. E estará feliz, porquê você está feliz, em destralhar e renovar as energias nos seus ambientes?

“Limpar a bagunça do espaço físico é o início do caminho para limpar a bagunça na mente e até nos relacionamentos”, diz Peter Walsh.


Imagens: Freepik


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page